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domingo, 10 de agosto de 2008

tudo sobre altura maxima do calado

Joao
Tamanho maximo do calado
Geralmente qual é o tamanho maximo do calado de lanchas, barcos, yatchs e navios?

Leandro

É uma das coisas que mais variam...
De 15 centímetros a 15 metros...

Existem veleiros que falam 30 cm (catamarans leves), e veleiros que calam mais de 5 metros (monocascos de regata com canting keel.

Até os navios, existem os de grande calado, e os de baixo calado.

É a mesma coisa que vc perguntar qual o comprimento dos carros: Varia conforme o tipo de carro...

Joao

Entao se eu estiver em um barco ou veleiro com calado de 3m navegando numa praia com 4m de profundidade existe o perigo do barco topar com uma rocha ou algum recife de coral e se arrebentar ?

Leandro

Lógico, né, João? Se existe um obstáculo ao alcance de sua quilha, e vc passar sobre ele, claro que vai bater...

Para isso existem as cartas náuticas, que DEVEM ser consultadas, e que mostram não só as profundidades médias, mas também os obstáculos mapeados, da região.

Vi que vc é de Novo Hamburgo (eu sou de Ivoti, pertinho), então acredito que seu uso de barcos seja na região do Guaíba e Lagoa dos Patos. Alí o problema são a pequena profundidade e os vastos bancos de areia e lama. Consulte SEMPRE a carta nautica.

E vou te dar um site de um bom amigo meu, que dá muitas dicas:

É um texto de fácil e agradável leitura. Já muito falei a seu autor (o Flávio Medeiros) a transformá-lo em um livro...

Mas, olha só, sobre a sua questão, a maioria dos veleiros com quilha fixa tem calado variando entre 1,55m e 1,80m. E os com bolina/patilhão tem por volta de 70cm, com a bolina recolhida. Monotipos tem não mais de 15cm de calado com bolina recolhida.

Abs!

Joao
Li o texto, é muito interessante, principalmente na questao da segurança.


Mas veja bem, uma vez ouvi uma historia de que um barco se arrebentou com alguma coisa no fundo e quando foram ver ele tinha topado com uma embarcação que havia naufragado.

Bom, neste caso acho que nao da pra evitar o perigo né? 1 fev

Leandro
Dá, sim, a não ser que o naufrágio seja muito recente. Todo naufrágio que cause perigo à navegação é assinalado nas cartas náuticas.

Mas, perigos, há, sim. Alguns veleiros já colidiram com containers que caíram de navios, e estavam flutuando à flor-d´água, sem aparecer na superfície claramente. Outros colidiram com Baleias. Ou com troncos de árvores flutuando. Mas, não é motivo para temer navegar. Surpresas podem ocorrer com qualquer veículo. Sou aeronauta, e em 2001 estava voando uma aeronave de grande porte em dia perfeito, céu claro sem nuvens, quando pegamos uma CAT - Clear Air Turbulence, que não é detectável, e conseguimos quebrar 23 luzes de leitura com cabeçadas de passageiros no teto da aeronave, aqueles que insistem em voar sem cintos quando o aviso de atar cintos está desligado... Deu 1 fratura de crânio, 1 dedo quebrado, e uma suspeita de lesão de coluna vertebral. Isso no meio de transporte mais seguro que existe! Então, se saímos à rua, já nos expomos a riscos. Devemos, claro, minimizar os riscos com estudo, conhecimento e tecnologia. Mas, não podemos deixar de viver, de aproveitar as boas coisas da vida, entre as quais velejar é um destaque...

Ah, e estão começando a aparecer no mercado os sonares que projetam feixes de detecção na dianteira do barco. Assim, é possivel captar objetos que estejam muitos metros na frente do barco, possibilitando escapar deles. Ainda são bem caros, mas a tendência é baratear rapidamente.

Calado Máximo: 22 metros 1 fev

Joao
É, esse calado de 22m deve ser calado daqueles cruzeiros de 3000 pessoas, mas esses cruzeiros devem todos ter sonar.

Acho que uma medida de segurança adequada seria navegar sempre com uma margem de folga de 3m em relação as cartas nauticas. Se a carta diz que ali tem 2 metros de profundidade podemos considerar 5m daí acho que deficilmente ha perigo. 1 fev

TopFiber

O "BRITANIS" é um petroleiro de 308.000 Toneladas. Os navios de passageiro calam bem menos do que isso.

"Acho que uma medida de segurança adequada seria navegar sempre com uma margem de folga de 3m em relação as cartas nauticas. Se a carta diz que ali tem 2 metros de profundidade podemos considerar 5m daí acho que deficilmente ha perigo."

Acho que vc quiz dizer o contrário: Se na carta marca 5 metros, vc considera 2 metros.

Não acredito ser necessário uma margem tão grande. Creio que vc deve considerar vários fatores como: a velocidade do barco, o tipo de fundo, a confiança das sondagens da carta náutica (existem trechos com sondagens muito antigas), condições de mar (o barco quando navegando em mar com ondas de grande amplitude varia o seu calado podendo tocar no fundo - caso esteja com pouca água abaixo da quilha). 1 fev Leandro
E a maré!

Que, claro, é citada na carta náutica.

E, lembrado ainda, sonar não é privilégio de grandes navios. Qualquer veleiro de cruzeiro bem equipado tem sonar multifrequências e radar

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